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Prefeitura Municipal de Santa Ernestina - SP
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FAQ / Perguntas e Respostas Frequentes
Perguntas Frequentes
O que é o Portal da Transparência?
O Portal da Transparência é um site da Prefeitura que contém informações acerca das ações governamentais, receitas, transferência e despesas do Poder Executivo, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual, demonstrativos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, informações gerenciais, dentre outras informações de interesse público.  
Através do Portal da Transparência é possível acompanhar a execução do orçamento municipal?
O Portal da Transparencia disponibiliza além da previsão de gastos a serem realizados pelo entre, o acompanhamento da execução do orçamento. É possível verificar onde os recursos estão sendo aplicados, quais órgãos estão realizando os gastos e quanto do que estava previsto foi realizado até o momento. Através dessa consulta, o cidadão poderá avaliar os gastos gerais do Poder Executivo. Na página inicial do Portal na seção ''Execução Orçamentária'', é possível encontrar a consulta da ''Despesa'', e no Portal da Contabilidade ''Empenho, Liquidação e Pagamento''.
Quem é responsável pela gestão do Portal da Transparência?
O Portal da Transparência é gerido pela Secretaria Municipal de Governo, através do Setor de Lançadoria, a quem cabe reunir as informações nas mais variadas fontes e disponibilizá-las de forma estruturada e em linguagem cidadã para a população em geral.
Quem é o responsável pelos reparos de Iluminação Pública?
Para reportar lâmpadas queimadas, com iluminação instável ou acesa durante o dia, o cidadão deverá entrar em contato diretamente com a distribuidora de energia Companhia Paulista de Força e Luz -CPFL através do telefone: 0800 010 10 10 ou pelo link: https://www.cpfl.com.br/reparos-de-iluminacao-publica
O que precisa para emitir Certidão Negativa de Débitos?
Estar adimplente com os cofres publicos, ou seja, estar com todas as dividas quitadas.
Onde encontar o Código Tributário Municipal e Leis relativas ao Código Tributário?
Para acessar o Codigo Tributario e as Legislação pertinentes ir em Secretaria/ Tributação, ou através do link: https://www.santaernestina.sp.gov.br/portal/secretarias/10/tributacao
Qual o dia da Coleta de Lixo no meu bairro?
A  coleta de4 lixo é realizada todas as segundas, quartas e sextas-feiras em todos os bairros da cidade.
Qual o dia da coleta de entulhos na Cidade?
A coleta de entulhos é realizada todas as terças e quintas-feiras.
Como faço para agendar uma consulta médica ou odontológica?
As consultas podem ser agendadas diretamente na Unidade Básica de Saúde ou através do telefone 3256-9999
Preciso de autorização para cortar uma árvore no meu quintal?
Qualquer remoção de árvore tanto na área interna quanto externa de uma residência, necessita de autorização do Setor de Meio Ambiente para a supressão da mesma, devendo protocolar o pedido de remoção no Paço Municipal no setor de protocolos.
Como denuncio um descarte irregular de lixo ou entulho?
A denuncia pode ser feita diretamente através do telefone 32561248 ou através de requerimento que deverá ser protocolado no Paço Municipal, no setor de protocolos.
Qual o dia da Coleta Seletiva no Município?
A Coleta Seletiva é realizada todas as terças e quintas-feiras no Município.
Qual o período do Alistamento Militar?
  • O período para se alistar é de 01 de janeiro a 30 de junho do ano em que o cidadão completar 18 anos
Documentação necessária
  • Certidão de Nascimento original ou casamento;
    Carteira de Identidade;
    CPF;
    Comprovante de residência (conta de luz ou água);
    : Todos os documentos devem ser originais.
Atenção: Todos os brasileiros de sexo masculino têm a obrigação de alistar-se até 45 anos
Qual o horário de atendimento da Prefeitura (Paço Municipal)?
O horário de atendimento da prefeitura (Paço Municipal) é de segunda a sexta-feira, das 08h ás 11:30h e das 13h às 17h
Como agendar data e horário para utilizar o transporte da Saúde?
O paciente ou responsável legal deverá comparecer pessoalmente no Setor de Transporte da Saúde das 07h00 ás 17h00 de segunda a sexta-feira munido do comprovante da consulta ou exame que será realizado fora do município.
Como marcar exames pelo SUS?
Os exames solicitados durante consulta na Unidade Básica de Saúde do Município, custeados pelo SUS, são encaminhados ao Setor de Agendamento da Secretaria de Saúde que entrará em contato com o paciente à medida que as vagas são liberados pelo sistema.
Onde faço meu Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)?
O paciente ou o responsável legal deverá comparecer na recepção da Unidade Básica de Saúde (UBS) das 07h00 às 16h00 de segunda á sexta-feira, munido de documento pessoal (RG, CPF, CNH ou Certidão de nascimento/casamento).
O que é a Lei de Acesso à Informação?
A Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação - LAI, regulamenta o direito, previsto na Constituição, de qualquer pessoa solicitar e receber dos órgãos e entidades públicos, de todos os entes e Poderes, informações públicas por eles produzidas ou custodiadas.
O que são Informações?
De acordo com o art. 4°, inciso I, da Lei nº 12.527/2011, informações são dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, registrados em qualquer suporte ou formato.
É preciso justificar o pedido de acesso à Informação?
Não. De acordo com o art. 10, § 8° da Lei de Acesso, é proibido exigir que o solicitante informe os motivos de sua solicitação. Entretanto, o órgão/entidade pode dialogar com o cidadão para entender melhor a demanda, de modo a fornecer a informação mais adequada a sua solicitação.
O acesso à informação é gratuito?
Conforme dispõe o art. 12 da Lei de Acesso à Informação, o serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito.
O que é o SIC?
O art. 9° da Lei de Acesso instituiu como um dever do Estado a criação de um ponto de contato entre a sociedade e o setor público, que é o Serviço de Informações ao Cidadão - SIC.
São funções do SIC:
  1. a) atender e orientar os cidadãos sobre pedidos de informação;
    b) informar sobre a tramitação de documentos e requerimentos de acesso à informação;
    c) receber e registrar os pedidos de acesso e devolver as respostas aos solicitantes.
Cada órgão e entidade do poder público deve se estruturar para tornar efetivo o direito de acesso à informação, sendo obrigatória a instalação do SIC pelo menos em sua sede, em local de fácil acesso e identificação pela sociedade.
 
O que é o e-SIC?
O Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) é um sistema que centraliza as entradas e saídas de todos os pedidos de acesso dirigidos ao Poder Executivo Municipal. O objetivo do e-SIC é organizar e facilitar os procedimentos de acesso à informação tanto para os cidadãos quanto para a Administração Pública.
O e-SIC permite que qualquer pessoa - física ou jurídica - encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal. Por meio do sistema também é possível consultar as respostas recebidas; entrar com recursos; apresentar reclamações; entre outras ações.
Para que serve a Ouvidoria?
A Ouvidoria Geral do Município de Santa Ernestina funciona como um instrumento de gestão pública e participação popular, por meio das manifestações de informações, reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios apresentadas pelos cidadãos e ou servidores municipais, através dos canais de comunicação como:  e-mail: [email protected], site: https://www.santaernestina.sp.gov.br/portal/ouvidoria e atedimento presencial; objetivando a elevação e melhoria na qualidade dos serviços prestados pelo município, contribuindo assim para o fortalecimento da democracia.
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